Fila: 101 navios aguardam janela para atracar em LA e Long Beach

Foto: Divulgação / Los Angeles Port


Há algumas semanas, já destacamos aqui a situação caótica nos terminais de containers de Los Angeles e Long Beach – vizinhos, os dois são os maiores portos dos Estados Unidos e, por conta disso, são bastante simbólicos para ilustrar a crise que a indústria logística está atravessando.

Nesta quarta-feira, o site especializado Splash247 trouxe uma notícia que deixou ainda mais claro o tamanho do problema: há uma fila de nada mais e nada menos do que 101 navios porta-containers esperando janela para atracar em Los Angeles e Long Beach.

A informação é do órgão marítimo Marine Exchange of Southern California, que afirma que as embarcações estão espalhadas em uma área de mil milhas de extensão (cerca de 1.600 quilômetros), em uma espécie de engarrafamento marítimo que avança em direção ao sul e se estende até a costa do México. (!)

Do total de 101 navios, 30 deles estão ancorados ou em baixa velocidade em águas californianas – enquanto o restante está aguardando ou transitando lentamente fora de uma região denominada Safety and Air Quality Area (“área de segurança e qualidade do ar”).

Em novembro, com o cenário já caótico nos dois portos, autoridades americanas pediram que as embarcações ancorassem a uma distância mínima de 150 milhas (cerca de 241 quilômetros) das praias.

Ah, lembra que eles iam começar a cobrar uma taxa aos armadores que deixassem containers no pátio por muito tempo? A medida foi divulgada no fim de outubro e até agora não foi implementada, com seu início sendo adiado semana após semana. Desde o anúncio, os dois portos já registraram uma diminuição de 47% nas quantidades de carga parada em seus pátios.


Fontes: Splash247, Marine Exchange of Southern California, Port of Los Angeles

***Ainda não tá seguindo O Container Diário no LinkedIn??? E no Instagram???***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s