O que é um TEU?

Foto: Pixabay


Trata-se de um dos termos mais utilizados no transporte marítimo internacional! Afinal, o que significa TEU?

TEU significa Twenty-Foot Equivalent Unit

Em bom português, significa “Unidade Equivalente a Vinte Pés”. (Notar que, na literatura, você poderá encontrar essa sigla com pequenas variações nas palavras. Mas a essência é a mesma)

Resumindo beeem resumido, os containers estão padronizados em diversos formatos e tamanhos, a depender da natureza da carga transportada e de sua quantidade e volume. Os formatos mais comuns têm comprimento de 20 pés (cerca de 6,1 metros) e de 40 pés (cerca de 12,19 metros).

Os de 40 pés são encontrados mais comumente por aí – seja puxados por caminhões nas estradas ou mesmo como mini-hamburguerias… Ou até como soluções baratas para habitações populares (e aí vai todo um outro debate social para sabermos se isso é uma saída adequada e eficiente para moradia, mas essa não é a questão aqui).

O container de 20 pés, como o nome diz, têm a metade do comprimento dos de 40 pés. É vulgarmente conhecido como “aquele menorzinho” [risos]. Apesar de ser menos comum, foi ele que a indústria passou a utilizar como referência para a unidade TEU.

Daí que chegamos à conclusão lógica de que:

Um container de 20 pés = 1 TEU
Um container de 40 pés = 2 TEUs

O TEU é utilizado principalmente para que possamos ter uma noção mais apropriada das capacidades dos navios porta-containers. Para esse tipo de embarcação, é mais importante que a indústria saiba não a capacidade máxima de peso suportada por cada barco, mas sim quantos containers cabem em cada embarcação.

Exemplo 1: pense em dois navios, ambos com capacidade para 2.000 TEUs e carregados com a quantidade máxima possível de containers. Todos os containers do navio A estão abarrotados de carga, enquanto todos os containers do navio B estão completamente vazios.

Os dois navios estão com massas brutas completamente diferentes – mas ambos estarão com os mesmos 2.000 TEUs. Esse é o segredo!

***Dica do editor: cuidado ao receber cotações de frete com os valores referentes aos preços por TEU. Lembrar que, se o seu container é de 40 pés, você pagará 2 TEUs.***

Foto: Pixabay


Vale notar que o TEU também é utilizado como um importante indicador para terminais portuários especializados em carga containerizada.

Exemplo 2: Pense em um daqueles guindastes gigantes que carregam e descarregam containers nos navios. Para uma gestão mais eficiente, poderá ser mais interessante saber não quantas toneladas por dia cada guindaste está carregando, mas sim quantos TEUs foram movimentados – já que tanto um container cheio como outro vazio irão ocupar o mesmo espaço nos pátios de carga.

Por fim, é sempre importante ter em mente que uma quantidade X de TEUs não é necessariamente a mesma quantidade de X de containers.

Exemplo 3: o porto de Navegantes movimentou um milhão de TEUs em 2021. Isso não quer dizer que eles movimentaram necessariamente um milhão de containers de 20 pés. Eles podem ter movimentado 500 mil containers de 40 pés. Ou 500 mil de 20 pés e 250 mil de 40 pés. Independente da combinação, a quantidade de TEUs permanecerá sendo um milhão.

E, finalmente, existe uma outra sigla da mesma natureza que também é utilizada pela indústria: FEU, que significa Forty-Foot Equivalent Unit (“Unidade equivalente a 40 pés”).

Ou seja: 1 FEU = 2 TEUs. Sua utilização é menos recorrente, mas ele também pode ser encontrado em notícias, artigos e relatórios. Cuidado para não confundí-los!


Fontes Adicionais: Freight Right, Freightos. Marine Insight, iContainers

***Ainda não tá seguindo O Container Diário no LinkedIn??? E no Instagram???***