
Na última quarta-feira (8), a Maersk divulgou o design de uma série de oito novíssimos navios – todos, segundo a empresa, com motores capazes de funcionar à base de metanol neutro em carbono.
De cara, o que mais chama a atenção é a nova localização da ponte de comando e das acomodações da tripulação, que agora ficam na parte frontal do navio.
Esse design pode promover até 20% de melhoria em eficiência energética por container transportado, de acordo com o comunicado oficial.
O vídeo abaixo mostra mais detalhes sobre esse modelo de aparência inusitada:
O modelo apresentado faz parte de uma série de oito navios com capacidade para 16 mil TEUs que foram encomendados à Hyundai Heavy Industries – todos com motores dual-fuel que poderão utilizar também o combustível convencional com baixo teor de enxofre.
Segundo a Maersk, quando esses oito navios estiverem em operação simultaneamente com metanol neutro em carbono, cerca de um milhão de toneladas de CO2 deixarão de ser emitidos na atmosfera anualmente.

“Foram quase cinco anos de projeto, tudo isso enquanto navegávamos por mares inexplorados do design naval”, afirma o armador.
Os navios terão 350 metros de comprimento e 53,5 metros de largura. O tanque com capacidade de 16 mil metros cúbicos permite uma viagem de ida e volta da Ásia à Europa. O primeiro deles deve começar a operar no início de 2024.
Em 2018, a Maersk estabeleceu o objetivo de se tornar totalmente neutra em carbono até 2050, com pelo menos um navio neutro em carbono e comercialmente viável em operação até 2030.
Fontes: Maersk, gCaptain, Shipping Watch
***Ainda não tá seguindo O Container Diário no LinkedIn??? E no Instagram???***