Tá diferente: Maersk revela design de navio neutro em carbono

Imagem: Divulgação / Maersk


Na última quarta-feira (8), a Maersk divulgou o design de uma série de oito novíssimos navios – todos, segundo a empresa, com motores capazes de funcionar à base de metanol neutro em carbono.

De cara, o que mais chama a atenção é a nova localização da ponte de comando e das acomodações da tripulação, que agora ficam na parte frontal do navio.

Esse design pode promover até 20% de melhoria em eficiência energética por container transportado, de acordo com o comunicado oficial.

O vídeo abaixo mostra mais detalhes sobre esse modelo de aparência inusitada:


O modelo apresentado faz parte de uma série de oito navios com capacidade para 16 mil TEUs que foram encomendados à Hyundai Heavy Industries – todos com motores dual-fuel que poderão utilizar também o combustível convencional com baixo teor de enxofre.

Segundo a Maersk, quando esses oito navios estiverem em operação simultaneamente com metanol neutro em carbono, cerca de um milhão de toneladas de CO2 deixarão de ser emitidos na atmosfera anualmente.

Imagem: Reprodução


“Foram quase cinco anos de projeto, tudo isso enquanto navegávamos por mares inexplorados do design naval”, afirma o armador.

Os navios terão 350 metros de comprimento e 53,5 metros de largura. O tanque com capacidade de 16 mil metros cúbicos permite uma viagem de ida e volta da Ásia à Europa. O primeiro deles deve começar a operar no início de 2024.

Em 2018, a Maersk estabeleceu o objetivo de se tornar totalmente neutra em carbono até 2050, com pelo menos um navio neutro em carbono e comercialmente viável em operação até 2030.


Fontes: Maersk, gCaptain, Shipping Watch

***Ainda não tá seguindo O Container Diário no LinkedIn??? E no Instagram???***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s