CMA CGM lança intermodal ligando Santos a RJ e MG por trem

Nossa newsletter está no ar! Inscreva-se e garanta que nenhuma informação omita sua caixa de entrada.


***UPDATE: post atualizado no domingo, 17/04, com o esclarecimento da CMA CGM sobre o serviço***

Em um comunicado divulgado na última quarta-feira (13), a CMA CGM anunciou o lançamento de duas novas soluções intermodais para o Brasil: o transporte de containers por linhas ferroviárias, conectando o porto de Santos ao Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Dessa forma, será possível fazer a integração com três serviços marítimos semanais oferecidos pelo armador francês: SEAS e SEAS 2 (ligando o Brasil ao leste da Ásia) e SAFRAN (norte da Europa).

“A partir de 2022, os novos produtos ferroviários Rio de Janeiro Ramp e Minas Gerais Ramp permitirão que nossos clientes sejam beneficiados por saídas diárias e por um transit time curto e confiável pelo porto de Santos”, diz o comunicado.

Abaixo, os transit times divulgados:

  • Para o Rio de Janeiro: 37 dias a partir de Shanghai, 40 de Qingdao, 19 de Antuérpia, 21 de Hamburgo
  • Saindo de Minas Gerais: 38 dias para Shanghai, 41 para Qingdao, 30 para Antuérpia, 28 para Hamburgo

O comunicado e o mapa abaixo falam apenas em “Rio de Janeiro” e “Minas Gerais”, não estando suficientemente claro se o serviço chegará até Belo Horizonte e à capital carioca, ou se chegará em qualquer outra cidade desses estados. Minas Gerais, especificamente, é um estado muito grande.

Como jornalista, o correto seria checar junto à empresa a informação mais precisa possível; porém, após ligações para os escritórios de Santos, São Paulo e Rio de Janeiro, este blog não conseguiu sequer descobrir o telefone da área de comunicação da CMA CGM do Brasil. Ou seja, o velho problema da dificuldade de contato com o armador.

Se, por acaso, alguém da comunicação da CMA CGM do Brasil estiver lendo este post, por favor, entre em contato pelo e-mail felipe@containerdiario.com; ficaremos felizes em atualizar com a informação mais precisa possível.

UPDATE: Por meio de nossa página no LinkedIn, recebemos o esclarecimento abaixo enviado por Felipe Marques, ECSA Multimodal Operations Manager na CMA CGM do Brasil:

O serviço recém lançado permite conexão ferroviária direta entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Os hubs primários (rampas) estão localizados nos municípios de Contagem (MG), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Guarujá (SP).

Serviços complementares de ponta rodoviária também são oferecidos a partir destas rampas, para aumentar exponencialmente a capilaridade e alcance do fluxo ferroviário aos diversos municípios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Esta opção multimodal atenderá tanto carga de exportação quanto de importação.

a

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s