Nossa newsletter está no ar! Inscreva-se e garanta que nenhuma informação omita sua caixa de entrada.

Depois de 35 dias preso na lama em região próxima ao porto de Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos, o navio EVER FORWARD finalmente foi desencalhado durante operação realizada na manhã do último domingo (17). A informação foi divulgada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos e pelo armador Evergreen e repercutiu na imprensa especializada neste início de semana.
“Às 7h12 da manhã do dia 17 de abril de 2022, o EVER FORWARD foi resgatado com êxito pela equipe que vinha trabalhando junto à Guarda Costeira dos Estados Unidos, às autoridades competentes do estado de Maryland e aos prestadores de serviços locais”, diz o comunicado oficial da Evergreen.
Essa equipe é a Donjon-Smit, a mesma que trabalhou no desencalhe do EVER GIVEN no Canal de Suez em março de 2021. Segundo o armador, não há indícios de danos ao casco do navio e nem de vazamentos.

A embarcação encalhou no dia 13 de março. Os relatos são de que, após operar no porto de Baltimore, o EVER FORWARD acabou escapando do canal de evolução enquanto trafegava em velocidade relativamente alta para o local. Segundo o Container News, havia 4.964 containers a bordo.
A operação de resgate envolveu a dragagem de uma grande quantidade de lama ao redor do navio. Após duas tentativas frustradas, nas quais não foi possível movimentar o navio, autoridades optaram por retirar mais de 500 containers para que a embarcação tivesse seu peso reduzido.
Essa operação foi um tanto cinematográfica, ao ter envolvido guindastes flutuantes e barcaças que levaram os containers de volta ao porto de Baltimore. O Wall Street Journal chegou a fazer uma matéria sobre o povo que ia até os arredores da cena do crime só para ver o naviozão gigante entalado.
Depois de mais dragagem de terra (foram cerca de 158 mil metros cúbicos no total, segundo o site TradeWinds) e da retirada dos containers, finalmente, na manhã do último domingo, o EVER FORWARD pôde ser movimentado – não sem necessitar da energia conjunta de OITO rebocadores somando forças na mesma direção.
O navio foi rebocado para Annapolis, onde passará por serviços de inspeção. Depois disso, ele se deslocará até o porto de Baltimore, para que, segundo o site American Shipper, aqueles 500 containers sejam carregados novamente e o EVER FORWARD possa retomar a mesmíssima viagem que foi interrompida há 35 dias.
Eu queria aproveitar o fim do assunto e fazer mais piadinhas bobas sobre isso, mas vou deixar as honras para o Washington Post, que já fez esse vídeo abaixo, cheio de trocadilhos de tiozão e tiradinhas sarcásticas. Está em inglês, mas você consegue configurar as legendas automáticas em português:
—
Fontes: Evergreen, Container News, TradeWinds, American Shipper