“Estamos exportando ar”, diz diretor do porto de Los Angeles

Foto: Reprodução/Facebook – Los Angeles Port


Tá um caos a situação dos portos na China? Sim. Tá difícil demais de trabalhar com o transporte marítimo aqui no Brasil? Sim e você já se cansou de saber. Bom, se serve de consolo, a situação também não está nada tranquila no principal porto dos Estados Unidos.

Em um comunicado divulgado à imprensa nesta quarta-feira (18), o porto de Los Angeles informou ter embarcado nada menos do que 329.999 TEUs vazios nos navios no sentido de exportação – tudo isso apenas em julho de 2021, o que representa um salto de 20,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

“Nosso principal item de exportação continua sendo o ar, enquanto continuamos tendo que mandar os containers vazios de volta para a Ásia”, afirmou Gene Seroka, diretor executivo do porto de Los Angeles, durante uma coletiva de imprensa.

Quanto aos containers cheios, o porto registrou a marca de 91.440 TEUs exportados em julho. Trata-se de uma queda de 27,6% em relação ao mesmo período do ano passado, resultando no pior desempenho registrado em Los Angeles desde 2005.

Por outro lado…

…no sentido de importação, o porto registrou a marca 469.361 TEUs descarregados em julho/21, subindo 4,9% em relação a julho/20. No total, o porto californiano movimentou incríveis 890.800 TEUs no mês passado, um aumento de 4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em média, foram 11 mil TEUs movimentados em cada atracação. “O melhor desempenho do mercado”, de acordo como diretor executivo Gene Seroka.

Essa desproporção entre importação e exportação é apenas mais um dos indicativos do desequilíbrio pelo qual a cadeia global tem passado nesses anos de Covid. E a demanda do mercado americano, que cresceu muito em consumo em 2020, tende apenas a aumentar com as festas de fim de ano e a peak season que vem se aproximando sem dó nem piedade.

A mídia especializada também vem destacando o congestionamento que está rolando por lá: segundo o The Maritime Executive, no último sábado (14), o complexo portuário da baía de San Pedro (que além de Los Angeles também inclui o porto de San Diego) chegou à marca recorde de 68 navios ancorados na região.

Fontes: Los Angeles Port, The Maritime Executive, Container News, Splash247, Marine Insight

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s