Evergreen declara Avaria Grossa para navio encalhado nos EUA

Nossa newsletter está no ar! Inscreva-se e garanta que nenhuma informação omita sua caixa de entrada.

Foto: Reprodução – US Coast Guard


***UPDATE no dia 5 de abril: A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou que será necessário retirar containers do navio para reduzir o peso. Confira nosso post mais recente aqui.

Depois de duas tentativas frustradas de desencalhe do navio EVER FORWARD, que está atolado desde o dia 13 de março próximo ao porto de Baltimore (na costa leste dos EUA), o armador Evergreen declarou Avaria Grossa em um comunicado oficial divulgado na última quinta-feira (31).

“À luz dos crescentes custos das tentativas contínuas de liberar o navio, hoje a Evergreen declarou Avaria Grossa”, diz o comunicado publicado ontem. Neste post, explicamos um pouco melhor sobre a natureza do encalhe e da operação de resgate, que envolve a dragagem de (muita) lama para fazer a embarcação flutuar novamente.

A segunda tentativa foi realizada na noite de quarta-feira (30), momento em que as condições climáticas proporcionaram uma maré cerca de trinta centímetros mais alta do que o normal, segundo informações do site gCaptain. Seis rebocadores foram utilizados; mesmo assim, apesar do seu nome, o EVER FORWARD não saiu do lugar.

Segundo informações da imprensa internacional especializada, o navio escapou do canal de evolução quando estava a uma velocidade de 13 nós e parou em águas com profundidade de 25 pés (cerca de 7,6 metros). O calado do navio é de mais de 42 pés (cerca de 12,8 metros) – e, só por aí, você já tem uma ideia do tamanho da lama em que a Evergreen se enfiou. Perdão pelo trocadilho.

Não houve feridos. Também não há informação de danos no casco ou de resíduos no mar. A embarcação não está bloqueando a passagem para o porto de Baltimore, e os demais navios trafegam normalmente pela baía de Chesapeake – região onde o incidente aconteceu.

Uma terceira tentativa de desencalhe está prevista para entre os dias 3 e 4 de abril. Se não der certo de novo, a Guarda Costeira dos Estados Unidos afirma que provavelmente será necessário descarregar containers do EVER FORWARD para fazê-lo ficar mais leve.

E o que é Avaria Grossa? Segundo essa definição publicada no Portogente, trata-se de “…Qualquer dano material ou despesa extraordinária causada ao navio e/ou a carga, por ato deliberado, diante do perigo real e eminente, em benefício de vidas, da embarcação ou das cargas. Ficando caracterizada este tipo de avaria, as despesas serão rateadas proporcionalmente por todos os interessados envolvidos ou beneficiados com o fato.”

Traduzindo para o português, é quando deu ruim com o navio por algum motivo extraordinário; os custos da operação se tornam muito altos e o armador declara que todas as partes envolvidas no embarque (incluindo os donos das cargas) devem colaborar com as despesas da operação. É um dispositivo antigo do direito marítimo internacional. Durante o bloqueio Canal de Suez, por exemplo, a Evergreen também declarou Avaria Grossa.

“Considerando que a complexidade dos planos de resgate irá exigir mais mão de obra, equipamentos e custos para fazer o EVER FORWARD volte a flutuar o mais rápido possível, a Evergreen declarou Avaria Grossa para fins cautelares”, diz o armador no comunicado desta semana – clique aqui para ler na íntegra.


Fonte: Evergreen, gCaptain

***CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR!***
Evergreen: armador taiwanês – o sétimo maior do mundo, em capacidade de carga;
EVER FORWARD: O navio que está encalhado nos EUA;
EVER GIVEN: O navio que bloqueou o Canal de Suez em março de 2021;
Evergrande: Incorporadora imobiliária chinesa que está endividada. Não tem nada a ver com transporte marítimo.

“EVER DADE”, disse o leitor Thomaz Costa, muito atento à data de publicação deste post.

Siga O Container Diário no LinkedIn! Ou no Instagram! Ou nos dois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s