Outro navio da Evergreen está encalhado – desta vez, nos EUA

Nossa newsletter está no ar! Inscreva-se e garanta que nenhuma informação omita sua caixa de entrada.

Foto: Reprodução / Guarda Costeira dos Estados Unidos


***UPDATE*** – Atualizamos este post às 18h47 desta segunda-feira (21) com um trocadilho sagaz enviado por um leitor. Tá lá no fim do post.

Quase um ano depois do EVER GIVEN ter bloqueado o Canal de Suez e levado caos à logística internacional, outro navio da Evergreen está entalado na lama: desta vez, é o EVER FORWARD, que encalhou no último dia 13 na baía de Chesapeake, na costa leste dos Estados Unidos.

Mas não se assuste: a embarcação não está bloqueando o caminho de ninguém e, por consequência, não deve proporcionar grandes impactos nas cadeias globais. Ele só está lá, com o casco enfiado na lama, e causando uma bela dor de cabeça à Evergreen e às autoridades locais.

O incidente ocorreu após o navio ter operado no porto de Baltimore, também nos EUA. Após ser rebocado para fora do porto, o navio teria saído do canal de evolução e encalhado, de acordo com um vídeo do especialista Sal Mercogliano no canal What’s Going On With Shipping.

Ainda não foi divulgado o motivo do incidente, mas, de acordo com a imprensa especializada, havia alertas de mau tempo na região no momento do encalhe. Não há informações de danos ao casco e nem de vazamentos.

O EVER FORWARD tem capacidade para 11.850 TEUs. A Evergreen não divulgou um comunicado oficial sobre o ocorrido, mas um porta-voz do armador taiwanês informou ao site American Shipper que um plano para o desencalhe já foi elaborado, envolvendo a dragagem de uma grande quantidade de lama e a diminuição do peso navio, para que fosse possível fazê-lo flutuar novamente. Na última sexta-feira (18), esse plano ainda aguardava aprovação das autoridades envolvidas.

“O time de resgate está mobilizando todos os rebocadores disponíveis na região para a operação. Depois que uma quantidade suficiente de lama for retirada, a quantidade de água de lastro no navio será ajustada para reduzir o peso, e a operação ira utilizar tanto a força dos rebocadores como a do motor principal do EVER FORWARD”, disse o porta-voz.


A operação ficará a cargo da empresa Donjon Smit – a mesma que a Evergreen utilizou durante os trabalhos de desencalhe do EVER GIVEN no Canal de Suez.

Esse trabalho, no entanto, provavelmente durará vários dias, já que o navio estaria encalhado em uma grande quantidade de lama, em solo com profundidade rasa em relação ao seu calado.

Para quem quiser entender melhor, recomendamos esse vídeo publicado no último domingo (20), contando em detalhes o status atual do navio e as dificuldades envolvidas no resgate.

**UPDATE:** Após ler esse post, um leitor muito sagazmente comentou: “Da lama ao caos. Do cais à lama.” É isso!!!!


Fontes: American Shipper, gCaptain, Associated Press, Maritime Executive, What’s Going On With Shipping, CBS Baltimore

Siga O Container Diário no LinkedIn ou no Instagram. Ou nos dois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s