Autônomo! MOL conclui teste com porta-containers na costa do Japão

Foto: Divulgação / MOL


Em um comunicado oficial divulgado na última terça-feira (25), a companhia japonesa Mitsui O.S.K. Lines (bem mais conhecida como MOL) anunciou ter concluído com sucesso o primeiro teste de operação marítima de porto-a-porto – tudo realizado de forma autônoma.

O teste ocorreu entre os dias 24 e 25 de janeiro. Dois navios de tipos diferentes – um ferry e um porta-containers costeiro pequeno – saíram do porto de Tsuruga e se deslocaram de forma autônoma até o porto de Sakai, ambos na costa leste do Japão.

Liderado pela MOL, o teste fez parte de um projeto chamado MEGURI2040, tocado por um consórcio de empresas que buscam viabilizar a automação na navegação costeira japonesa.

Com as tecnologias dessas empresas integradas, foi possível que o navio detectasse automaticamente sua localização e elementos externos, como vento, correntezas, obstáculos, objetos e outros navios.

Esquema explicativo do sistema autônomo – Imagem: reprodução/MOL


Da mesma forma, segundo o comunicado, o sistema autônomo é capaz de identificar as especificações únicas de cada embarcação (condições de aceleração e desaceleração, por exemplo) e levar em consideração as regras de navegação aplicadas aos navios.

O comunicado ainda destaca o processo de “amarração autônoma” do navio: normalmente, um tripulante joga a corda de amarração para que um trabalhador em solo amarre o navio ao cais. No teste, foi um drone quem jogou a corda para baixo.

A MOL ainda informou que novos testes estão previstos para fevereiro. Confira mais detalhes no site oficial (em inglês).


Fonte: Mitsui O.S.K. Lines

***A seguir, confira nosso especial: O que é o Ano Novo Chinês? E por que está sendo mais difícil em 2022?***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s