
Em um comunicado oficial divulgado na última semana, o porto de Pecém, no Ceará, divulgou ter alcançado o melhor resultado de sua história em TEUs movimentados anualmente: foram nada menos do que 410.557 TEUs que passaram pelo terminal ao longo de 2021.
Essa foi a primeira vez que o porto cearense – em atividade desde 2002 – ultrapassou a marca dos 400 mil TEUs anuais.
(Não sabe o que é TEU? Vem aqui, que a gente explica)
Os mais de 410 mil TEUs desse ano representam um crescimento de 8,7% em relação à movimentação em 2020: no ano do início do pandemia, Pecém movimentou pouco menos de 378 mil TEUs.
A cabotagem responde por boa parte do volume movimentado em 2021: foram 344.332 TEUs que vieram ou foram para outros portos brasileiros, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
No longo curso, Pecém movimentou 66.225 TEUs, um salto importante de 33% em relação a 2020.
Entre as principais cargas que passaram pelo porto dentro de containers, estão cereais, sal, enxofre, terras e pedras, gesso, cal, cimento, frutas, alumínio e plásticos.
“Superar a barreira dos 400 mil TEUs era um grande objetivo de todo o nosso time, então é motivo de muito orgulho termos alcançado esse resultado em 2021”, disse Waldir Sampaio, diretor de operações do Complexo do Pecém.
“Trata-se da maior quantidade de containers já registrada em um único ano desde que o Porto do Pecém foi inaugurado. Isso nos motiva, ainda mais, a seguir trabalhando para alcançar novos recordes em 2022, ano em que o nosso terminal portuário completa vinte anos de história”, completou.
Fonte: Complexo do Pecém
—
***A seguir, confira nosso especial: O que é o Ano Novo Chinês? E por que vai ser mais difícil em 2022?***