
Na última segunda-feira (10), a Wilson Sons, empresa que administra o terminal de containers de Salvador, divulgou um comunicado anunciando bons resultados alcançados em 2021.
De acordo com o post publicado no LinkedIn, no último ano, o Tecon Salvador registrou movimentação de cerca de 376,4 mil TEUs – é um crescimento 10% em relação a 2020, o ano do início da pandemia.
Segundo a companhia, é a maior quantidade de TEUs movimentados no terminal baiano desde o início das suas atividades, há mais de duas décadas.
(Não sabe o que é TEU? Vem aqui que a gente explica)
Na cabotagem, houve aumento de 4,1% nos volumes. “E as operações de transbordo e remoção cresceram 63,8%, atingindo a marca de 74,4 mil TEUs”, diz o comunicado.
Mais alguns detalhes divulgados:
- A importação geral registrou aumento de 78% em relação a 2020 (impulsionada pelo setor de energia renovável);
- A importação de produtos químicos teve aumento de 40%;
- Na exportação, houve aumentos principalmente nos segmentos de construção civil (mais de 86%), de pneus (mais de 60%) e de sucos e polpas (mais de 45%).
“Os resultados refletem os investimentos em treinamento de equipe, logística 4.0 e infraestrutura, como a ampliação do berço de atracação para 800 metros”, disse Demir Lourenço, diretor executivo do terminal.
“Hoje, o Tecon Salvador é o maior hub de logística portuária do Norte e Nordeste, atendendo às principais linhas marítimas do Comércio Exterior”, concluiu.
Fonte: Wilson Sons
—
Nota do editor: Esse terminal provavelmente tem um dos visuais mais incríveis do país (pelo menos entre os que eu conheço), já que a Baía de Todos os Santos não é pouca bobagem… Mas isso é história pra outro outro post.
—
***A seguir, confira nosso especial: O que é o Ano Novo Chinês? E por que vai ser mais difícil em 2022?***