24.000 TEUs: Maior navio do mundo é concluído na China

Foto: Reprodução / CSSC


Entra ano, sai ano, e uma coisa não muda no mundo dos containers: os navios continuam sendo fabricados em tamanhos cada vez maiores.

Na última quarta-feira (29), uma companhia chinesa chamada Hudong Zhonghua Shipbuilding colocou em água o EVER ALOT, nova embarcação do armador taiwanês Evergreen. O navio terá capacidade nominal para 24.004 TEUs.

(Não sabe o que é TEU? Vem aqui que a gente explica)

Trata-se do maior porta-containers do mundo, já que o EVER ACE (lançado em meados de 2021 e tido até então como o recordista mundial) tem uma capacidade um pouquinho menor – “apenas” 23.992 TEUs.

Você, que já viu algum vídeo mostrando o tamanho do EVER ACE, deve ter percebido: é tão grande que até assusta, com os containers de 40 pés parecendo pequenas pecinhas de lego em cima de um monstro flutuante gigantesco.

O novíssimo EVER ALOT tem 61,5 metros de largura e 399 metros de comprimento (ou seja, praticamente a extensão de quatro campos de futebol). Este é o primeiro de uma série de seis embarcações gigantes encomendadas pela Evergreen, todas com as mesmas dimensões.

Segundo a Hudong Zhonghua Shipbuilding, os navios dessa série terão baixo consumo de energia e altos ganhos de velocidade, além de possuírem equipamentos para a redução das emissões de ácido sulfúrico.


Fontes: Maritime Executive, Marine Insight, Offshore Energy

***A seguir, confira nosso especial: O que é o Ano Novo Chinês? E por que vai ser mais difícil em 2022?***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s