Rotterdam chega a 15 milhões de TEUs transbordados em 2021

Foto: Jerry Lampen / Divulgação


Na última quarta-feira (22), o porto de Rotterdam, na Holanda, chegou à impressionante marca de 15 milhões de TEUs transbordados apenas neste ano. É a primeira vez que um porto europeu chega a essa marca.

Transbordo é quando um container é descarregado em um porto que não é o seu destino final, para posterior conexão com outro navio que seguirá rumo ao destino desejado – a boa e velha “baldeação” dos containers.

O fato foi anunciado em um comunicado oficial divulgado pela autoridade portuária local. Rotterdam está posicionado em um ponto geográfico muito estratégico para as rotas marítimas, sendo bastante utilizado pelos armadores como opção de transbordo e conexão entre diversos serviços com destino a pontos variados do planeta.

De acordo com o comunicado, houve uma grande queda no volume operado em Rotterdam no início da pandemia, mas, a partir do segundo semestre de 2020, os números voltaram a subir.

Nos primeiros nove meses de 2021, foi registrado aumento de 7,8% no volume de TEUs movimentados em Rotterdam em relação ao mesmo período do ano passado. E a direção do porto já prevê que o movimento continuará intenso no próximo ano.

(Não sabe o que é TEU? Vem aqui que a gente explica)

“Para 2022, prevemos que o extremo congestionamento nos terminais de Rotterdam irá persistir. Isso é porque a frota de navios de containers e a capacidade dos terminais não estão crescendo na mesma velocidade que a demanda”, disse Emile Hoogsteden, diretor comercial da autoridade portuária de Rotterdam.

O comunicado (leia aqui) ainda destaca que a quantidade de toneladas movimentadas não cresceu na mesma proporção que a quantidade de TEUs – o que indicaria que, com os fretes altos, as mercadorias mais pesadas estariam perdendo espaço para produtos de maior valor agregado.

Fonte: Port of Rotterdam

***A seguir, confira nosso especial: O que é o Ano Novo Chinês? E por que vai ser mais difícil em 2022?***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s