
Já faz vários meses que o mercado vem adiantando a iminência desse cenário. E, agora, aconteceu – ou está prestes a acontecer: a MSC está ultrapassando a Maersk no posto de maior transportador de containers no mundo.
O aviso é do site especializado Splash247, que analisou as informações do Alphaliner e do Linerlytica (empresas especializadas em análise de dados do transporte marítimo).
Lembrando que os dois armadores são parceiros na 2M Alliance. A Maersk está no topo da lista desde meados dos anos 90.
Pelo Alphaliner…
…a Maersk ainda está na frente, mas apenas por 10.817 TEUs de capacidade total. Comprando mais “apenas” um navio neopanamax, a MSC já passaria ao primeiro posto.
O que, na verdade, já aconteceu – ao considerar também a frota que já foi encomendada, mas ainda não foi entregue (o orderbook no quadro abaixo), a gigante suíssa já ultrapassa em muito a dinamarquesa.
Por exemplo: a MSC teria acabado de assinar uma carta de intenção para adquirir mais seis novos navios com capacidade de 15.000 TEUs.
- Maersk – 4.248.659 TEUs (share de mercado: 16,9%)
- MSC – 4.238.842 TEUs (share: 16,9%)

Pelo Linerlytica…
…a MSC já tem maior capacidade em número total de TEUs, porém mantendo ainda uma quantidade muito menor de navios.
- MSC – 4.239.668 TEUs (frota: 633 navios)
- Maersk – 4.234.302 TEUs (frota: 729 navios)
(Não sabe o que é TEU? Vem aqui que a gente explica)
Negócios…
Desde o início da pandemia, as duas gigantes têm adotado estratágias diferentes de crescimento. Conforme analisa o site português Transportes e Negócios (leia a análise completa aqui):
Facto é que estará a terminar o reinado de 25 anos da Maersk, cimentado em crescimento orgânico e em aquisições várias. Um desfecho que se explica, claro, pelo crescimento agressivo da MSC, mas também, ou principalmente, pela opção da Maersk de conter o crescimento da frota e de se transformar num operador logístico integrado.
Fato importante: o CEO da MSC é Soren Toft, que na última quinta-feira (2) completou um ano no cargo após ter vindo exatamente da Maersk, onde era COO (Chief Operating Officer) desde 2013.
Fontes: Splash247, Transportes & Negócios, Container News, MSC
***Ainda não tá seguindo O Container Diário no LinkedIn??? E no Instagram???***