
Em um comunicado divulgado na última sexta-feira (26), a Santos Brasil informou ter concluído a primeira fase das obras de ampliação e modernização do Tecon Santos, um dos terminais instalados no porto santista.
Nessa primeira etapa, os investimentos somaram cerca de R$ 450 milhões – com as obras, o terminal agora agregou mais 400 mil TEUs à sua capacidade operacional.
Também de acordo com o comunicado, o Tecon Santos é agora o único terminal em toda a América Latina que está apto a receber três navios New Panamax ao mesmo tempo: com extensão de 366 metros, este é o maior tipo de embarcação a atracar no Brasil.
As obras foram iniciadas em 2019 e incluíram, entre diversos investimentos, o aumento de 220 metros na extensão do cais do terminal (agora com um total de 1.510 metros) e aumento na profundidade máxima do cais para 16 metros.
Também foram adquiridos dois novos portainers com 50 metros de altura, além de 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de containers e cargas no pátio.
“São 400.000 TEUs a mais de capacidade no Tecon Santos, que asseguram o crescimento do porto nos próximos anos”, disse Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil.
“Trabalhamos com uma visão de longo prazo e nosso objetivo é sempre ter a infraestrutura pronta antes da demanda. Por isso, vamos iniciar imediatamente os investimentos da segunda fase do projeto”, concluiu.
A previsão é de que, até 2031, sejam investidos nada menos que R$ 1,5 bilhão nas obras de todo o projeto.
Fonte: Santos Brasil
***Ainda não tá seguindo O Container Diário no LinkedIn??? E no Instagram???***