Após reparos, navio que bloqueou Canal de Suez volta a operar

EVER GIVEN encalhado em março – Foto: reprodução / Suez Canal Authority


Quase oito meses depois de encalhar no Canal de Suez por seis dias e bloquear o espaço por onde transita 12% do comércio internacional, o navio EVER GIVEN foi liberado do estaleiro em que passava por reparos e voltou a operar normalmente.

Segundo informações da agência estatal chinesa CCTV, os trabalhos de conserto do casco duraram cerca de 40 dias e aconteceram em Qingdao, no leste da China.

No último sábado (13), o navio já havia atracado no porto da cidade e operava para carregar nada menos do que 5.147 TEUs – e a capacidade nominal dele é de mais de vinte mil TEUs.

De acordo com o cronograma da Evergreen, o EVER GIVEN ainda passa por alguns portos chineses e pela Malásia antes de seguir viagem rumo aos principais portos europeus.

E no meio do caminho tem o quê…??? Adivinha??? Tchananan… O CANAL DE SUEZ!

A travessia deve acontecer entre os dias 7 e 8 de dezembro – e deverá continuar se repetindo pelos próximos meses, já que o navio opera neste serviço ligando a China à Europa.

O famigerado bloqueio aconteceu em 23 de março, quando o EVER GIVEN perdeu o controle e encalhou, bloqueando a passagem de navios em um dos sentidos do Canal de Suez. A embarcação só foi liberada no dia 29 do mês, exigindo o esforço de mais de dez rebocadores.

Depois disso, as autoridades egípcias retiveram o navio, exigindo de seus operadores compensação financeira pelos danos causados ao canal. Ele só foi liberado em julho, quando finalmente pôde seguir viagem e entregar suas cargas na Europa.

Em agosto, o EVER GIVEN passou novamente pelo Canal de Suez – dessa vez, vazio, e sem qualquer contratempo – para que pudesse navegar até Qingdao e receber os devidos reparos.


Fontes: CCTV, Splash247, Container News, Maritime Executive, Offshore Energy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s