CMA CGM anuncia parceria para produção de combustível menos poluente

Foto: Divulgação / CMA CGM

A CMA CGM é um dos armadores que mais têm dedicado esforços para tornar a sua frota menos poluente; e, nesta semana, a gigante francesa anunciou uma parceria com outra empresa francesa, a Engie, para a produção em escala industrial e distribuição de combustíveis neutros em carbono.

A notícia foi divulgada em um comunicado que circulou na última terça-feira (9). As duas companhias já inauguraram, em conjunto, um projeto inicial no porto de Marselha, na França, para a produção em escala de biometano liquefeito, também chamado pela sigla BioLNG.

O biometano pode reduzir as emissões dos gases de efeito estufa em até 67% se comparado ao VLSFO, combustível com baixo teor de enxofre utilizado pela indústria.

Já o metano sintético, outro combustível “limpo” que também está no escopo da parceria da CMA CGM e da Engie, deve “eliminar significativamente” as emissões de gases poluentes.

E ainda há o e-methane, um terceiro combustível que, de acordo com o esquema abaixo divulgado pela própria CMA CGM, chegaria próximo à neutralidade em carbono.

Reprodução / CMA CGM

A CMA informa ter atualmente vinte navios com motores de tecnologia duel-fuel, que estão operando com LNG mas que estariam prontos para utilizar BioLNG e e-methane. A expectativa é chegar aos 44 navios até o fim do ano de 2024.

O site Offshore Energy informa que, em 2020, a CMA CGM cortou 4% de toda a sua emissão de carbono, depois de ter reduzido 6% no ano anterior. Desde 2008, o grupo reduziu em 49% as emissões de carbono por container-quilômetro.


Fontes: Offshore Energy, Container News, Shipping and Freight Resource, Splash247, Maritime Executive

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s