Bureau Veritas lança guia para carregamento de containers em navios graneleiros

Foto: Reprodução / Bureau Veritas

Na última segunda-feira (06), a Bureau Veritas, uma das maiores empresas de certificação e inspeção do mundo, lançou um guia para a segurança no carregamento de containers em navios graneleiros e de carga solta – também conhecidos como bulk carriers.

O guia vem no momento em que o mercado tem acompanhado o crescimento do interesse nesse tipo de operação, na qual os containers são depositados nos porões dos navios graneleiros, que naturalmente não têm estrutura específica para esse tipo de carregamento.

Aqui no Brasil, por exemplo, foi possível acompanhar o caso do COSCO SHIPPING HONOR, que saiu da China com destino a Santos em julho carregando containers nos porões que foram originalmente projetados para transportar celulose (saiba mais sobre esse caso aqui nessa matéria do The Loadstar).

Isso tem ocorrido porque, no contexto atual em que o mercado está ultra aquecido, os navios porta-containers estão sendo altamente exigidos e ainda sem sinais de dar conta de toda a demanda da indústria global.

Nas últimas semanas, a imprensa especializada tem publicado a opinião de especialistas alertando que esse tipo de operação não deve ser feita de qualquer forma, já que a segurança da tripulação e a integridade das cargas podem ser comprometidas. Da mesma forma, as seguradoras também estão preocupadas com a modalidade.

“Nosso time tem a competência e a compreensão sobre os navios graneleiros e porta-containers, e a combinação desses dois conhecimentos permitiu que, rapidamente, pudéssemos produzir um guia para atender as requisições do mercado, conforme a crescente demanda para que graneleiros transportem containers”, disse Paillete Palaiologou, vice-presidente da Bureau Veritas para a região da Grécia, Mar Negro e Adriático.

“Com as nossas orientações, nós desejamos ter certeza de que técnicas e ferramentas modernas de análise possam ser aplicadas para garantir tanto a segurança como a eficiência operacional”, complementou.

O Guidance for Studying and Preparing a Bulk Carrier for the Carriage of Containers está disponível gratuitamente em inglês no site da Bureau Veritas. O guia, segundo a BV, fornece orientações que foram baseadas em estudos sobre as normas regulatórias, operacionais e de segurança.

Clique aqui para ler o guia (em inglês).


Fontes: Bureau Veritas, Container Management, Container News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s