Golden Week: Armadores não deverão reduzir capacidade nas principais rotas, diz agência

Foto: Cegoh / Pixabay

Faltam quatro semanas para a Golden Week chinesa. E você, que já está no comércio exterior há tempos, sabe que os armadores costumam planejar blank sailings para essa época, retirando navios de circulação e, como sempre, causando caos para importadores e exportadores que têm seus containers rolados e atrasados e sacudidos e balançados… Aquela alegria toda.

Pois bem. As coisas parecem estar seguindo um padrão diferente esse ano. Com o mercado de frete marítimo loucamente aquecido e completamente fora de controle, a agência de consultoria Sea-Intelligence apontou que os armadores não estão dando sinais de que irão reduzir (muito?) a capacidade de suas frotas durante a Golden Week e as três semanas que a sucedem.

Isso, pelo menos, nas rotas Transpacífico (Ásia-Costa Oeste dos EUA) e Ásia-Europa. No comunicado divulgado pela Sea-Intelligence nesta terça-feira (31), não há informações sobre as rotas Ásia-América Latina.

Segundo a agência, a capacidade total no Transpacífico deverá ficar entre 420 mil e 460 mil TEUs semanais, considerando a Golden Week e mais as três semanas seguintes.

Entre 2014 e 2020, essa capacidade semanal nas mesmas rotas nunca passou de 380 mil TEUs no período Golden Week + 3 semanas:

Comparativo da capacidade total em TEUs no Transpacífico na Golden Week e as semanas que sucedem. Imagem: Sea-Intelligence

Um total de 1,78 milhão de TEUs deve ser oferecido nessa rota durante as quatro semanas – um aumento de 30,8% em relação ao período de Golden Week do ano passado. Entre 2014 e 2020, a média de aumento anual era de 3,9%.

“Aparentemente, ou os armadores estão prevendo que não haverá queda na demanda durante a Golden Week, ou eles estão preparados para manter a mesma capacidade atual, com a esperança de tentar diminuir o backlog nos portos congestionados”, disse Alan Murphy, CEO da Sea-Intelligence.

“Provavelmente é uma combinação dessas duas coisas, como observamos durante o Ano Novo Chinês em 2021”, complementou.

Nas rotas Ásia-Costa Leste dos EUA e Ásia-Norte da Europa, também se observa a tendência de não diminuir a capacidade durante a Golden Week. Em compensação, na rota Ásia-Mediterrâneo, haverá redução semelhante à média dos últimos anos.

E agora… como será na América Latina? Eu não tenho essa informação aqui, pois sou um mero ESCRIBA. Mas como tá aí na sua rotina? Você já recebeu alguma confirmação de blank sailing para o Brasil durante a Golden Week? Escreve aí nos comentários ou lá no nosso Linkedin. Vamos conversar!


Fonte: Sea-Intelligence, Container News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s