Maersk fecha contrato de combustível para o primeiro navio neutro em carbono

Foto: Divulgação / Maersk


Em um comunicado enviado à imprensa nesta quinta-feira (19), a Maersk informou ter fechado o contrato para o fornecimento de combustível do primeiro navio de containers do mundo a operar de forma neutra em carbono.

O navio em si será um feeder com 172 metros de comprimento e capacidade para 2100 TEUs. Ele já havia sido anunciado pela gigante dinamarquesa em fevereiro e deve começar a operar em meados de 2023.

O anúncio de hoje foi para formalizar o contrato de fabricação do e-methanol, o combustível neutro em carbono. Uma fábrica será construída na Dinamarca para produzir as dez mil toneladas que o navio irá consumir anualmente.

A produção do combustível caberá à REintegrate, uma subsidiária da European Energy, uma empresa (também dinamarquesa) especializada em energia renovável. A fábrica irá utilizar energia renovável e gás carbônico biogênico para gerar o e-methanol, conforme infográfico abaixo.

“Esse tipo de parceria pode ser a base para a produção em escala de combustíveis neutros, e nos dará experiências valiosas para progredir nessa jornada de descarbonização da cadeia de suprimentos dos nossos clientes”, disse Henriette Hallberg Thygesen, CEO de Fleet & Strategic Brands da Maersk.

“Esse é um dos primeiros passos para que transportes pesados possam utilizar 100% de energia renovável. Essa parceria é um marco na jornada rumo a uma transição verde na indústria de transportes”, afirmou Knud Erik Andersen, CEO da European Energy. A produção deve começar em 2023.

A Maersk tem, como objetivos, deixar toda a sua frota de navios neutra em carbono até 2030, para então poder alcançar a meta ambiciosa de se tornar carbono zero até 2050.

Imagem: Reprodução / Maersk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s